terça-feira, 22 de julho de 2014

Os 12 Chacras e a Cura Emocional - Primeiro Chakra

Vou expor explicações fundamentais sobre os chakras; esse texto recebi e não constava a autoria ou a fonte, me perdoem por não citar.
A cada semana vocês terão explicações importantes sobra cada chakra e como fortalece-lo para ter equilíbrio emocional completo.

Os 12 Chacras e a Cura Emocional
Primeiro Chakra

O primeiro chakra, ou chakra básico, está relacionado ao sentimento de segurança, abrigo, abundância, sorte.
O elemento que rege o primeiro chakra é o elemento terra.
O elemento terra representa os pés no chão, que é a terra. É o nosso planeta, o nosso abrigo, a nossa casa. É a terra que fornece tudo o que temos do mundo material.
O nosso corpo, os nossos alimentos, nossas casas. A terra contém a forma, pode ser utilizada para fazer barreiras, potes, tijolos.
Em equilíbrio, este chakra nos dá segurança, abrigo, sensação de amparo, boa situação financeira, coragem para agir. Normalmente, o medo serve para nos preservar de perigos reais.


  
Este chakra quando está bloqueado corresponde ao medo. O medo é o resultado da repulsa ao sofrimento e o sofrimento resulta seja da falta de algo ou alguém ou do excesso algumas vezes.
Esta sensação no nosso corpo se espelha pelos hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, que são a noradrenalina, os corticóides.
Os rins seriam órgãos regidos pelo primeiro chakra e na medicina chinesa os rins são ligados ao medo, porém este medo surge para provocar doenças nos rins, principalmente cálculo renal (que são as pedras nos rins - excesso de elemento terra).
Em desequilíbrio, com o chakra bloqueado, a pessoa pára de agir, paralisa ou começa a agir baseando-se no medo e na escassez.
Existe a sensação de desamparo, abandono, desespero. A ansiedade toma conta. A sensação de que tudo vai dar errado toma conta, a pessoa acredita que tem azar.

A palavra "terror", um medo muito grande, parece ter uma raiz na palavra terra. A expressão "medo aterrador", que é como o terror, um medo tão grande que faz com que o elemento terra fique em excesso.
Para se curar dos medos, a conscientização das crenças negativas e de que o medo é ilusório é muito importante.
Na grande maioria das vezes, o sofrimento que provocou o medo já não existe mais.

Se existe, deve-se tomar consciência e agir para modificar a fonte de sofrimento ou minimizar esta fonte.