terça-feira, 14 de outubro de 2014

VELAS - Seu Elemental - As velas na religião



Os espíritos ou elementais do fogo são as Salamandras.
Paracelso as descrevia como flamejantes, de cor vermelho/alaranjada, sem forma definida. Para que essa energia fortaleça sua prece e pedido, é preciso utilizar e recorrer às velas.
As candeias sempre estiveram acesas desde os gregos e romanos, no meio de pobres ou ricos. Usavam-se castiçais, candelabros e outros suportes, dos mais simples aos mais ricos, onde as velas eram sustentadas e que iluminaram as noites da humanidade por muitos séculos.
Sempre presentes em todas as religiões, as velas têm uma importância muito além do misticismo;  nas religiões ligadas à terra, como candomblé, umbanda, xamanismo,  etc, até às mais mentais como nos rituais budistas, cerimônias judaicas e cristãs, inclusive o catolicismo.
A princípio o uso das velas e incensos eram considerados costumes pagãos, mas, a partir do século IV as velas tiveram seu lugar de honra e destaque nos rituais cristãos onde batizados, casamentos, missas e procissões não seriam realizados sem as velas. Ainda hoje elas flamejam em altares e oratórios sendo usadas comumente em oferendas votivas às entidades iluminadas.
Os rituais judaicos têm um candelabro “menorah”, símbolo importante para os judeus, onde as velas são acesas. A “menorah” dourada de sete braços é uma das características mais importantes do tabernáculo e dos templos.  Como curiosidade, a palavra candelabro aplica-se também à lanterna de “Chanukak”, um símbolo do judaísmo que mantinha acesa a luz da “Torah”.  Para os judeus, o candelabro original foi dado por Deus a Moisés.
Na Umbanda as velas são usadas em seus rituais para limpeza e para iluminar os espíritos ainda sem luz. Os ensinamentos umbandistas explicam que a vela estimula a concentração e auto-análise, pois tem corpo, alma e espírito.
A luz é o caminho da intuição, a chama atrai a força como um ímã; a natureza da sua substância é a parafina e a cera; sua luz é vibração do éter, que atua profundamente no invisível e a substância queimada funciona como catalizador.
Por conter os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, conseqüentemente, os quatro elementais – gnomos (terra), ondinas (água), salamandras (fogo) e silfos (ar), atuando juntos, daí a energia tão forte.
A parafina ou cera, vegetal ou mineral, representam o elemento terra, o fogo é a própria chama, a fumaça representa o ar e o elemento água está presente na existência de hidrogênio na fórmula molecular da para-fina, que em contato com o oxigênio (combustão),  se transforma em água no estado gasoso (invisível).
Hidrogênio = hidro (água) + gênio, gêneses (criação).
O ser humano encarnado está representado pela força energética da vela: o homem contém os quatro elementos em sua constituição física e uma chama, luz interior que é seu espírito. Nossa luz individual é representada pela chama da vela, que devemos manter acesa, firme e forte, para nos iluminar e a todos à nossa volta. Trabalhar com as velas simboliza e representa nosso poder mental e energético. Nós temos o poder de alcançar tudo e criar nossa realidade, e atingimos isso quando acendemos uma vela.
É claro que só acender velas não bastam;  nada substitui o esforço pessoal, o desejo de atingir metas, a dedicação, a busca do conhecimento para atingir sabedoria e crescimento. Não pensem que só acender uma vela seja suficiente para que algo mágico aconteça e tudo lhe chegará em salva de prata. A prática é mãe da teoria. Por isso, os rituais com as velas,  fundamentalmente consistem em entender os simbolismos e interagi-los à nossa realidade. As velas são mais uma energia para ajudar nossa mente no acionamento do Eu Sou, que o Mestre Saint Germain, mestre ascenso da Nova Era, nos ensina a praticar.


Ana Zélia
Cristaloterapeuta com cristais materiais e etéricos – Cromoterapeuta – Harmonizadora Ambiental – Drenagem linfática, incluindo alinhamento dos chakras com cristais e Reiki
Taróloga – Estudos fitoterápico, metafísico e neurolinguístico.
Mesa radiônica/ Rede Cristalina
Coluna Búdica ( trabalho acoplado à Mesa Radiônica)
Para harmonização de imóveis, terrenos, firmas, escritórios, etc... liberando toda e qualquer energia negativa do local.
Blog: www.azanjos.blogspot.com.br
Email: azanjos@hotmail.com
Skype: azanjos
Fones: (13) 3495-7027 /

Cel. (11) 97188-6591 (Vivo) e (11) 94918-5751 (Tim).