quarta-feira, 30 de julho de 2014

Segundo Chakra

O segundo chakra ou chakra sexual, está relacionado às sensações de prazer e dor. É o começo da dualidade, das polaridades, simbolizados no masculino e feminino.
Em equilíbrio, o sentimento aqui é de prazer, de amor ao estar com outras pessoas, de afetividade.

O medo gerado no bloqueio do primeiro chakra gerou a separação entre as pessoas.
Um relacionamento amoroso equilibrado, saudável, faz com que nós experimentemos novamente um sentimento de proximidade e unidade com o outro mesmo que não completo.

A dor pode ser proveniente do sofrimento e o prazer pode ser excessivo ou sem respeito aos outros para compensar a dor ou fugir da dor, levando a doenças pelo desequilíbrio. Isto gera a culpa.

A história de Adão e Eva que perderam o paraíso pelos prazeres sexuais incutiu na cabeça das pessoas a idéia de culpa e pecado.
Em verdade, uma sexualidade com equilíbrio e respeito é saudável e leva a uma vida emocional equilibrada. Porém, com excessos ou falta, sem respeito às outras pessoas, leva a doenças.
As glândulas deste chakra são as gônadas. Os hormônios sexuais geram comportamentos complementares e antagônicos entre os sexos.

O elemento que rege o segundo chakra é o elemento água. O elemento água é o oceano, os rios, o gelo, as nuvens e a chuva e está presente no corpo de todos os seres vivos.
A água tem um movimento e se molda por onde passa, ela flui de acordo com seu recipiente. Por ter um movimento, é a dança, com movimentos suaves, sensuais, fluidos.
Este é o elemento que rege as emoções. As lágrimas são a água que sai do nosso corpo quando estamos emocionados.

Devemos buscar respeitar o outro, respeitar as diferenças e harmonizar os opostos, compreender a complementaridade dos opostos.
Quando nos curamos das feridas dos relacionamentos, conseguimos deixar as emoções fluírem como uma onda no mar e isto nos traz paz.