terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quarto Chakra


O quarto chakra lida com as emoções de amor e perdão, de compaixão e caridade. É muito importante nesta Era, pois é com o chacra cardíaco, com o coração é que vamos conseguir entrar na Era de Ouro.
É apenas com a bondade, com o respeito ao próximo e o amor ao próximo que poderemos avançar no caminho da ascensão.
O elemento deste chakra é o ar. O ar possui a leveza e a fluidez, é o que nos leva para cima, para o voo da alma.
É por isto que dizem que o amor está no ar.
A brisa refresca, traz as sementes, leva as nuvens para onde a água é necessária. É de onde extraímos o Prana. Se um relacionamento não deixa espaço para o outro, a pessoa pode dizer que não consegue nem respirar, que o relacionamento está sufocando.
A glândula que está ligada a este chakra é o timo. Mesmo nos adultos, ele existe no plano etéreo. O timo regula a imunidade, o sistema imunológico, ele reconhece o que é próprio do organismo e o que não é.

É considerado uma glândula porque suas células secretam citocinas que seriam reguladores da resposta imunológica.
O coração e os pulmões estão ligados a este chakra também.
Quando o indivíduo está com a auto-estima abalada, por não se sentir amado, por sentir culpa demasiada, pode desencadear uma reação do organismo contra ele próprio. Seriam as doenças auto-imunes, geradas no timo.

O coração sofre com as perdas e pode resultar num instinto suicida se estiver carregado de culpa demasiada por não conseguir suprir todas as necessidades dos outros. Infartos, arritmias, problemas estruturais podem acontecer.
Os pulmões se enchem de tristeza por decepções e mágoas e isto provoca asma, pneumonia entre outras doenças.

É com o perdão que nos livramos das mágoas. É com o auto-perdão que conseguimos melhorar a auto-estima, diminuir a culpa. É com o amor próprio que desenvolvemos a capacidade de amar o próximo também e assim nos sentimos amados.